Os Druidas (Parte IV)


Scelaige – O druida narrador
(por Filipe Dias)


Os druidas (Parte I) ocuparam classes distintas na sociedade celta. Trataram de todas as ciências. Encontramos os filid-brithem como juízes (Parte II), os filid-liaig como médicos extraordinários (Parte III), agora falaremos do filid-scelaige.

Os druidas scelaige eram responsáveis por passar e conservar a história e as tradições. Eles passavam para o povo as lendas e as explicações de como era constituído o mundo. Assuntos como o da criação do mundo, dos homens e religião, cabiam ao filid-scelaige narrar.

Quando narrava, se preocupava com a exatidão dos fatos, dos lugares e das personagens que compunham a narrativa. Isso porque seu conhecimento era tido verdade absoluta, mas também porque sua plateia conhecia as histórias.

Os druidas scelaige escolhiam as narrativas conforme o público. De forma alguma, a narrativa poderia agredir a moral ou perturbar o psicológico dos ouvintes. Além disso, muitas vezes a narrativa fazia parte de um rito religioso.

Após a evangelização da Irlanda, a proibição sobre os filid de escrever as histórias foi extinta. Muitos se tornaram monges e foram responsáveis por preservar as lendas e tradições dos antigos celtas.

4 comentários:

  1. E alguns achavam estranho quando eu dizia que os bardos estão EXTREMAMENTE ligados aos druidas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em todas as culturas existem contadores de histórias Odin. Entretanto, na cultura druídica eles tinham um aspecto muito importante. Cuidavam de transmitir as tradições e da espiritualidade do povo.

      Excluir
  2. Não sei se esse tópico será respondido já que é tão antigo mas eu tenho uma dúvida.

    Em certo lugar eu soube que essas ordem druídicas representam na verdade uma hierarquia. O novato ingressava como um Scelaige onde mantinha contato estreito com o seu povo e sua cultura, uma vez que esses conceitos fossem completamente assimilados ele se tornava um Liaig para estreitar os laços com a natureza, uma vez totalmente mestrado ele atingia a venerável posição de Brithen que lhe conferia o dom da profecia e uma relação estreita com as divindades. Isso procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BetaTester,Zero, sinceramente, desconheço essa condição de mudança de classe. No livro que me baseei para escrever o artigo, Uma Luz sobre Avalon, não aprofunda sobre a questão de como a escola druida funcionava. A autora relata que na ausencia de uma determinada classe druídica, outra executava o papel.

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!