Odin em... é pro fantástico?!?



Odin deixa Arsgard e fala sobre RPG!
(por Filipe Dias)


RPGames Brasil: Salve Odin, qual seu nome verdadeiro? Quantos anos têm? Prefere ser chamado por ele ou pelo pseudônimo?

Odin: Salve, nobre druida! O nome verdadeiro de meu alter-ego mortal é Matheus, e ele tem 31 anos. Como eu sou um deus e ele apenas um professor universitário, prefiro “Odin”. (impõe mais respeito...)

RPGames Brasil: A quanto tempo joga RPG e a quanto tempo blogueiro?

Odin: Jogo há cerca de 15 anos, e estou nesta nobre blogosfera há pouco mais de 2 anos.

RPGames Brasil: Para quais blog escreve e o que acha da experiência de blogar?

Odin: Além de escrever para o Halls of Valhalla, escrevo ocasionalmente para o Tirisfalen, de meu nobre amigo J Neves IV, a Taverna de Elgalor e recentemente para o novo blog da Asgard Legends.

RPGames Brasil: O que pensa do mercado nacional de RPG?

Odin: Que nossos nobres compatriotas deveriam usar menos tempo criticando sistemas/estilos de jogo que difiram de seus favoritos e mais tempo promovendo o hobby como um todo. Assim, evitaríamos uma segregação tola que só nos faz perder espaço, diversão, e por vezes, até amigos.

RPGames Brasil: Como surgiu a idéia de criar o ASGARD RPG?

Odin: Foi um concurso da Secular Games, que propunha desenvolver um sistema em 15 dias. Como só fiquei sabendo do concurso na semana final, fiz o sistema em 7, e com a ajuda de meu grande amigo Frodo, que fez todas as ilustrações e diagramação na época, fechamos a versão inicial (que foi bem criticada...). Como eu sempre quis fazer algo mais “social” com o RPG, propus que continuássemos desenvolvendo o sistema, e que dedicássemos parte dos eventuais lucros a instituições de caridade. Novamente com a imensa ajuda de Frodo e de outros desenhistas muito talentosos (Angela e Mário), terminamos o livro que, apesar de alguns defeitos por conta da minha parte, conseguiu uma resposta boa de nosso público. Cobrimos todas as despesas do livro e ainda conseguimos fazer algumas pequenas doações. Apesar de ainda não termos tido lucro, fiquei satisfeito com este primeiro ano do ASGARD RPG.

RPGames Brasil: O que considera mais relevante no sistema para atrair o público?

Odin: A jogabilidade; o jogo precisa ter uma mecânica agradável e descomplicada, que ofereça regras simples e sólidas, mas que deixe espaço para que o mestre possa também trabalhar da forma que bem desejar. Algumas pessoas gostam de sistemas mais complexos, outros de sistemas mais simples. Porém, em ambos os casos, é preciso que haja uma boa jogabilidade para que o jogo seja realmente “jogável”.

RPGames Brasil: Fale-nos de como foi a experiência de criar um sistema de RPG.

Odin: Foi bastante trabalhoso, porque muitas idéias parecem excelentes em sua mente, mas quando são colocadas no papel, ficam impraticáveis. A cada seção de jogo com meus amigos, descobríamos novas coisas que poderiam ser melhoradas, e por vezes, percebíamos erros depois de já ter imprimido e vendido vários exemplares. Isto, na verdade, foi o que mais me frustrou, porque tenho grande apreço por nossos parceiros e “clientes”, e a idéia de vender algo com problemas realmente me incomodou bastante (por isso fizemos as duas atualizações no jogo). Ainda assim, é gratificante ver que você criou algo que algumas pessoas estão jogando, mesmo sabendo que o sistema ainda não está realmente da maneira como eu gostaria.

RPGames Brasil: Quais os planos da Asgard Legends em 2012?

Odin: Pretendemos focar mais em ambientações (Elgalor e Nove Mundos), além de uma linha de romances de fantasia medieval. Mais para o meio do ano, pretendo fazer uma boa revisão no ASGARD RPG, lançando uma 2ª edição a um preço bastante simbólico, para não prejudicar aqueles que compraram o primeiro livro no ano passado.

RPGames Brasil: O RPGames Brasil agradece a entrevista e desejamos muito sucesso para a ASGARD Legends em 2012.

Odin: Agradeço muito pelo espaço e desejo também muito sucesso ao RPGames Brasil e a todos os nosso irmãos neste novo ano.

7 comentários:

  1. Adorei a entrevista, Druida! Parabéns pela ideia, e parabéns ao Odin também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Astreya, obrigado, mas o agradecimento maior é ao Odin que nos cedeu a entrevista e principalmente a vocês leitores.

      Excluir
  2. Parabéns pela idéia e parabéns ao Odin por suas respostas sempre muito sábias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jacó. Essa sessão estava um pouco parada. Mas ter a honra de ver qual é a opinião de vocês sobre RPG e outras coisas ajuda no conhecimento de todos!

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!