D&D 3.5, a melhor edição?


O público votou!
(Por Filipe Dias)

Em 31 de janeiro, o RPGames Brasil encerrou a pesquisa para saber qual a preferência do público de Dungeons&Dragons.  O objetivo era saber qual a edição mais agradou os fãs em todos os tempos. Apesar do pequeno número de votos, pesquisas como está pode ser o ponto de partida para refletir sobre qual o rumo que o sistema poderá tomar.

Nessas várias décadas de vida do D&D, inúmeras mudanças aconteceram no sistema. A postagem “D&D5ª Edição – Um Sistema Para Todos Governar”, escrita por Helio Greca no blog Rocky Raccoon, resume toda a saga vivida pelo D&D na sua história.  

A soma dos votos da edição 3.5 e 3.0 foram a mais votada com 46 % dos votos. Optamos por essa soma, porque virtualmente as duas são uma única edição. Em segundo lugar ficou o AD&D 2ª edição com 26%. Entender o porquê da edição 3.5 ter agradado mais aos jogadores pode ser uma ferramenta a ser utilizada pela Wizard no desenvolvimento da 5ª Edição.



Seria a mudança nas regras, a diagramação ou a arte dos livros de D&D 3.5 os fatores mais importantes para atrair a preferência do público? O que diferencia essa edição das outras? Como diz o dito popular: “Quem tem boca vai a Roma”. Talvez, a estratégia de ouvir os fãs pode ter sido a mais acertada da Wizard para levar o D&D de volta para o hall da glória.

11 comentários:

  1. Acredito que o sucesso da 3a edição se deu justamente por isso mesmo, pelo fato da empresa ter ouvido seu público.

    apesar do AD&D ser bastante jogado e elogiado, os jogadores antigos tinham várias ressalvas e sugestões de melhoria, e a maioria delas foi atendida na 3a edição. além disso, a nova edição tinha uma mecânica mais simples e era visualmente mais "bonita", o que atraiu milhares de novos jogadores.

    Assim, a Wizards conseguiu agradar jogadores antigos e ainda atrair novos para o hobby. Espero que com a 5a edição, consiga fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Odin, lembro que a 3ª edição teve um salto grande em relação à arte! Entretanto, a questão de ter escutado os jogadores não era do meu conhecimento. Obrigado pela contribuição!

    ResponderExcluir
  3. A Devir deveria relançar a 3.5, nem a 4 se encontra mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eric, dei uma olhada na Loja Virtual da Devir e os produtos estão sendo vendidos normalmente. Segue o link: http://loja.devir.com.br/rpg/dnd-4ed.html?mode=grid

      Excluir
  4. Eric Quaresma vou dar uma olhada no site da Devir. Será que a Devir se rendeu as especulações da 5 edição e paralizou a impressão da 4 ed? Santo Deus!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde gente ! Uma peguntinha .. Ainda à possibilidade de sairem suplementos 3.5 ? Ou será sempre os suplementos existentes e ponto final ? D&D 3.5 sempre foi meu preferido e não o abandonei quando chegou a 4E. Sinto que os jogadores de edições mais antigas vão sendo deixados para traz,sendo obrigados a comprar as novas edições.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Breno, acredito que da edição 3.5, a Devir não lançará mais nada. No Brasil, o foco é a quarta edição e a Serie Essence.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir