Asgard RPG – Módulo Básico


RPG na mitologia nórdica. (por F.L.Dias)

Matheus Toledo, mais conhecido como Odin é autor do jogo de interpretação ASGARD RPG. O livro foi lançado, em junho de 2011, pela editora independente ASGARD LEGENDS STORE.

O livro, com 153 páginas, possui encadernação em espiral, capa colorida e miolo preto em branco. É dividido em nove capítulos e se baseia basea na mitologia nórdica. É um RPG heróico, focado na fantasia clássica e apresenta todas as regras necessárias para se criar os personagens e jogar no cenário dos Nove Mundos.

As regras do jogo, bem como a de criação de personagens são simples. Eles são individualizados através dos aprimoramentos de classe, raça e gerais. Outro ponto importante é a tendência que o jogador quer interpretar: Justo; Bom; Ordeiro; Honrado; Neutro; Inconstante; Mal; Sádico e Tirano. Já as raças disponíveis são Aesires, Anões,Elfos da Luz, Gnomos, Humanos, Meio Elfos, Nornes e Vanires.

Os jogadores poderão escolher entre 10 classes. Elas são as profissões, determinam o destino do personagem, pontos de vida e perícias. Além dessas características, a classe determina o nível de mana, recursos iniciais, habilidades especiais e quais tipos de armaduras cada personagem pode utilizar.

As classes de mago, druida e clérigo podem soltar magias. O atributo Presença governa a quantidade de mana que o conjurador pode utilizar para a sua mágica e a Inteligência é a dificuldade de resistir às magias lançadas por eles.

Por fim, o livro possui a descrição de todos os aprimoramentos, perícias, armas e armaduras que os jogadores poderão utilizar no jogo para criar e evoluir os personagens. Além disso, possui uma descrição resumida de Os Nove Mundos, que é o cenário de campanha, e também dos monstros e criaturas que os personagens poderão enfrentar.

A grande vantagem da obra é o sistema ser limpo e claro. A regra é simples e demanda pouco tempo para aprender. Entretanto, ela é sólida e dinâmica. Apesar de limitados em classes, os jogadores possuem liberdade para criar e interpretar seus personagens. Muitas vezes deverão utilizar o bom senso para superar os desafios das aventuras, o que torna o jogo bem Old School.

Faltaram alguns pontos. Primeiro, o livro poderia conter mais mágicas de 1º nível, o que permitiria aos jogadores ter mais opções de escolha das magias iniciais. Segundo, capítulos dedicados ao mestre e à criação de aventuras, para direcionar os jogadores iniciantes. Por último, figuras que permitam a visualização das criaturas. Logicamente isso pode ser obtido na net facilmente.

Clique e baixe a ficha de personagem
O livro é ótimo para jogadores veteranos que querem jogar novas opções sem ter que devorar 500 páginas de regras novas. Jogadores iniciantes a partir dos 14 anos gostarão, pois todo o sistema pode ser aprendido rapidamente e não gera dúvida. Além disso, o custo acessível é uma porta de entrada para as pessoas que possuem orçamento limitado. Basta comprar o livro e pegar dados de seis faces de qualquer outro jogo de tabuleiro.

4 comentários:

  1. Muito obrigado pela atenção, nobre druida.

    E agradeço-te imensamente pelas sugestões de melhoria no livro. Algumas delas estarão presentes em nossa primeira atualização, e as demais certamente serão atendidas assim que o tempo permitir.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Druida! Logo estaremos finalizando um arquivo de atualização que será enviado gratuitamente a todos que possuem o livro.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Aguardo as atualizações ansiosamente!

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Participe!