Helio Greca em ... É pro fantástico?!?



O RPGames Brasil, com o quadro ... É pro Fantástico?!? conversa com Helio Greca, tradutor do Maze&Minotaurs. O projeto, além de divulgar o RPG tem um profundo caráter social. Leia e apoie! (por F.L.Dias)


RPGames Brasil: Fale-nos um pouco de você. Vida pessoal, profissional, blogueiro.
Saudações amigos do RPGames Brasil, antes de mais, obrigado pelo espaço!
Meu nome é Helio, tenho 38 anos sou casado com a melhor esposa do mundo, tenho uma gata de 12 anos chamada Penélope e uma jabuti de 28 chamada Bona Dea. Sou analista de sistemas por obrigação e jogador por paixão.
Gosto de jogos desde que me conheço por gente e jogo RPG há mais de 20 anos.
RPGames Brasil: Quando começou a jogar RPG? Com qual sistema?
Comecei jogando, e jogo até hoje, um RPG chamado Tunnels & Trolls. No final dos anos 80 um amigo voltou de um intercâmbio nos Estados Unidos com uma mala abarrotada de coisas bacanas. Entre elas um punhado de aventuras solo e um módulo básico de Tunnels & Trolls.
O sistema tem algumas características interessantes. Criado em 1975 é o segundo RPG mais antigo de todos os tempos (lançado menos de um ano depois do D&D) é o pai dos Livros Jogo e seu autor, Ken St. Andre até hoje é o principal responsável pelo sistema. É como se Gary Gygax ainda estivesse vivo e fosse até hoje responsável pelo D&D.
RPGames Brasil: Fale-nos do M&M. Como surgiu o sistema e o seu envolvimento com o projeto?
Mazes & Minotaurs surgiu a partir de um artigo escrito por Paul Elliott, especulando como seriam os RPGs hoje se a sua influencia tivessem sido os mitos Gregos ao invés dos Nórdicos (traduzi esse artigo aqui).
Partindo dessa idéia, um francês muito gente-boa chamado Olivier Legrand reinventou toda a origem do RPG, como se o D&D nunca tivesse existido, criando o Mazes & Minotaurs.
Achei a idéia por si só fantástica, depois que conferi a jogabilidade e que a capa do Livro do Jogador é inspirada no Box da Quinta edição de Tunnels & Trolls resolvi abraçar o sistema e a sua tradução para o português.
RPGames Brasil: Quando os outros suplementos será traduzidos e lançados?
Já iniciei a tradução do Livro do Mestre, espero que em poucos meses ele já esteja disponível para download. Depois ainda teremos o Livro dos Monstros, o Guia M&M e o Vikings & Valkyries.
RPGames Brasil: O que acha da temática Old School?
Pra ser sincero não conheço RPG de outra forma, nunca joguei nada “new school” (da última vez que joguei Dungeons & Dragons ele ainda tinha um “Advanced” na frente do “D’), mas fico feliz por eu e meus jogos não estarmos mais fora de moda. Agora somos Old School!
RPGames Brasil: Os downloads de M&M estão contribuindo com a instituição Associação Lar Moises. Como surgiu essa ideia e o que acha desse papel social efetuado via RPG, como no blog Raccoonn?
Como geralmente vemos o RPG associado a notícias negativas, por que não vincular a tradução a algo positivo, alguma iniciativa filantrópica? Como eu e minha esposa já ajudamos o Lar Moises, uma coisa acabou levando a outra.
RPGames Brasil: Quais suas palavras finais para os leitores do RPGames Brasil?
Convido todos a participarem da promoção de lançamento do Mazes & Minotaurs. Baixem o livro e ajudem na revisão do livro!
O RPGames Brasil agradece a sua disponibilidade e deseja sucesso para o projeto e para o blog RACOON.
Sou eu quem deve agradecer o espaço, todo o sucesso do mundo para o RPGames Brasil também!

4 comentários:

  1. Helio, agradeço mais uma vez pela entrevista e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Isso que eh cara Old School, joga RPG a 20 anos e tem um jabuti de testemunha!

    ResponderExcluir
  3. RPG tb é ação social! E num vô mto longe pra buscar um exemplo disso: eu tenho dois primos q são irmãos, e q tiveram a msm criação, as msms influências e as msms companhias. A única diferença é q um deles joga no nosso grupo. E o outro caiu no mundo das drogas.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal trazer essas entrevistas para o RPGames!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Participe!