The Dwarves


Os principais heróis dos romances de fantasia são, geralmente, humanos ou elfos. Assim uma história onde os Anões tomam a liderança e têm o destino de vários reinos chama totalmente a atenção.

A história se passa em Girdlegard, uma terra onde a magia existe e há várias centenas de anos, os reinos dos Anões têm protegido as fronteiras contra as forças inimigas das terras além.

O prólogo, muito bem escrito, nos conta sobre como os Anões do Reino dos Fifthling caíram vítimas do mal da Perished Land e abriram uma brecha em Girdlegard para  a invasão de criaturas malignas. Esse capítulo apresenta personagens Anões heróicos e cenas de batalha épicas marcadas pela traição que resulta em uma grandiosa tragédia, sugando-me pra dentro do livro!

Depois a trama vai para a história presente, e somos apresentados ao protagonista: Tungdil, um Anão ferreiro que vive numa academia onde magos humanos estudam os mistérios arcanos. Ele acaba em uma missão para salvar, seus companheiros Anões e todos os homens bons e os elfos de Girdlegard.

Markus Heitz não tenta inovar com as suas criaturas fantásticas. Os elfos são elfos, anões são anões, orcs são orcs - é o mesmo que em 'O Senhor dos Anéis'. Novas criaturas do mal tais como os Älfar - elfos das trevas – são descritas. Também dá aos Anões uma sociedade complexa e bem estruturada, aprofundando na sua cultura e política. Aspectos que não tinham sido aprofundados por nenhum outro autor.

Como Tungdil cresceu só entre os seres humanos, sabe tão pouco sobre os Anões quanto nós. Descobrimos como é a sociedade anã juntamente com Tungdil, enquanto ele vai tentando concluir sua missão.

Tungdil é um personagem simpático, com um nobre caráter e inteligente. O bando de personagens que entra em seu grupo, apesar de incompatível, cativa o leitor. Gostei bastante deles: Boëndal e Boëndil, anões guerreiros gêmeos; Bavragor, um pedreiro anão alcoólatra; uma trupe de teatro que inclui humanos e uma meio-älf, uma maga chamada Andôkai e seu misterioso demônio guarda-costas, Djerun.

Encontrei desenhando em minha mente toda a ação e todos os cenários em que Tungdil se envolvia enquanto ele e seu grupo atravessaram Girdlegard antes da batalha final com Nod'onn.

Embora o primeiro capítulo tem um brilho grandioso, a qualidade da escrita de Heitz é um pouco irregular. Ele descreve os personagens Anões muito bem, mas falha ao descrever os seres humanos. Todo o capítulo que se concentrava nos humanos acaba com um diálogo formal, caracterização pobre e pouco desenvolvida. Outra decepção para mim era que os vilões eram fracos - desde o vilão-dos-vilões, Nod'onn, até os vilões menores como o traiçoeiro Bislipur (um Anão que se tornou adversário de Tungdil).

The Dwarves é um bom livro que vale a pena ler se você gosta de RPG. Best Seller na Europa, eu torço para que alguma editora brasileira o traduza. A criatividade de Markus Heitz surpreende. Criou seis interessantes e distintos reinos Anões, dramas e tramas que envolvem cada reino e alguns poderosos segredos que somente os Anões possuem e conhecimento. (por Ricardo Hope)

10 comentários:

  1. Com certeza esse é um livro que vale a pena ler! Valeu HoPE pela postagem!

    ResponderExcluir
  2. Putz que legal! Os anões geralmente nunca tem suas histórias esclarecidas.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Não há de quê, Druida Kalangoman!
    É um prazer dar uma mãozinha neste blog.

    VIDA LONGA AOS ANÕES!

    ResponderExcluir
  5. LONGA VIDA AOS ANÕES!!!!

    Fiquei muito curioso com este nobre cenário. Definitivamente hei de conferir.

    E parabéns aos autores deste post.

    ResponderExcluir
  6. tem uma trilogia de anoes nos romances de dragonlance

    ResponderExcluir
  7. Beltrame, poderia nos indicar os títulos?

    Valeu a todos e espero que curtam The Dwarves!

    ResponderExcluir
  8. VIDA LONGA AOS ANÕES E AO RPG GAMES BRASIL !

    ResponderExcluir
  9. A trilogia do dragonlance sobre anões, chama Dwarf home. Ainda não tive a oportunidade de ler, pena que não fez tanto sucesso aki no brasil. Como as editoras nacionais visão mais o lucro, e o numero de vendas, pra levar em conta lançar uma publicação aki, não tenho esperança de ver essa e outras grandes series por um longo tempo. Também fica inviavel com os custos de importação, mas caso alguem interesse eles estão disponiveis na amazon.com por um bom preço.

    ResponderExcluir
  10. Cara, livro no Brasil está vendido como ouro!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Participe!