Ervas para GURPS

Expanda o uso da perícia Naturalismo e Conhecimento de Ervas.
- por Filipe Lutalo

Duas perícias interessantes no GURPS 4 ed., Naturalismo e Conhecimento de Ervas podem aumentar a dimensão e a diversão de se jogar com rangers, druidas e outras classes ligadas a natureza. Em muitas culturas, o uso de chás, banhos com ervas e pétalas  de flores são usados como remédios naturais que promovem desde a recuperação de torções, dores estomacais, envenenamentos, até a cura de doenças graves.

Imaginemos, como seria a utilização dessas ervas em um cenário de de fantasia? Um personagem com as perícias Naturalismo e Conhecimento de Ervas poderia encontrar e preparar chás, pomadas ou cozidos com plantas, frutos e flores, encontradas nos ambientes mais selvagens, para extrair efeitos dignos de um alquimista.

Baseado no GURPS Wichworld, Ervas é um pequeno ebook que expande a utilização das pericias de Naturalismo e Conhecimento de Ervas. Ele possui sugestões de regras para a procura e o preparo de ervas. Além disso, apresenta um herbário com  cerca de 11 ervas com descrições completas de suas características e propriedades mágicas. 

Baixe aqui ERVAS.

7 comentários:

  1. Bacana este e-book. Eu devo usar ele nas minhas campanhas, pq a tutora dos dependentes d um pc é uma barbeira-cirurgiã, e o uso d ervas tem td a v com a medicina medieval.

    ResponderExcluir
  2. Realmente vai ser de bom uso para as campanhas. Nas minhas aventuras, há dois personagens que voltaram suas especialidades em Naturalismo e Conhecimento de Ervas.

    Com esse guia, poderão dar mais vida para os seus personagens!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Odin, fica ai a sugestão de adaptar para outros sistemas!

    ResponderExcluir
  4. Eu tb fiz umas regras para usar herbalismo em Gurps.
    Vê se tem algo para vc aproveitar.
    http://gurpsmelendorherbalismo.blogspot.com/2007/07/herbalismo.html

    ResponderExcluir
  5. Grande Melendor, ficou ótimo e obrigado por ter deixado o link. Usarei as ervas desenvolvidas por você para aumentar o herbário.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Me lembrou mt a capa do album Covenant do Morbid Angel essa foto ae

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Participe!