O mago de Shadowrun

Herméticos ou Xamãs, qual a sua classe?
(por Filipe Dias)

Magos são capazes de fazer magias concentrando o poder do mana e moldando-o a sua vontade. Em Shadowrun, existem basicamente duas tradições de magias a serem seguidas: a hermética e a xamanística.


Um mago hermético realiza um estudo científico da magia. Suas mágicas são realizadas a partir de fórmulas complicadas que exige muito treinamento. O xamã, por sua vez, possui uma ligação com os espíritos e os poderes da natureza. Muitos são capazes de invocar elementais e possuem espíritos guias chamados de totens.

O mago, no sexto mundo, é um pouco diferente. Por não existir em um cenário comum de cyberpunk, é em Shadowrun que ele mostra uma face alternativa. Um jogador que deseje interpretar um mago deve aprender a usar suas ferramentas, e a mais pratica e essencial do sexto mundo vem a ser a viagem astral.

Quando faz uma viagem astral, o mago não abandona seu corpo só mentalmente, mas também espiritualmente. Entretanto, o jogador deve sempre se deve lembrar que o corpo não vive sem a mente ou aalma e vice-versa. Então se um morrer em seu plano de existência, o outro também ira perecer.

Exemplo de mago:

Dark é um mago hermético bastante experiente. Tendo estado em várias incursões, ele presa por sua segurança. Assim, resolve vigiar o espaço astral, enquanto o grupo faz a entrega e recebe os honorários do contratante. Ele constrói uma barreira mágica envolta do galpão e fica vigiando os arredores. No espaço astral ele não consegue visualizar o mundo físico, mas consegue ver muito bem um mago tentando abrir uma brecha em sua barreira. Esse mago possui vários focos de poder em seu corpo e suas roupas parecem feitas de pelo de algum animal. Dark cospe no chão falando: “Xamã, como eu odeio esses assalariados”. Parece que a Aries Tec preparou uma emboscada contra os runners pelo roubo de dados que eles fizeram. Vai ser uma noite bem quente.

9 comentários:

  1. Legal o post, gostei :D

    Olha, não conhecia nada sobre cyberpunk, shadowrun, etc (não sei se são a mesma coisa, só não conheço mesmo... ^^), mas depois de começar a ver o teu blog, comecei a achar interessante :)

    Vou tentar ler um pouco sobre isso assim que puder também...

    ResponderExcluir
  2. Certa vez, chombas, tive a oportunidade de ver como um mago faz a diferença. Estavamos sob fogo cruzado e uma granada ou algo explodiu. Senhoras e senhores, o mago tinha levantado um escudo em volta de si...

    So ele saiu ileso!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Cyberpunk é um estilo e também o nome de um jogo (Cyberpunk 2020 na verdade), que trata de um futuro altamente desenvolvido tecnologicamente, com implantes biônicos, chips para aprender as coisas e tal.

    Shadowrun é um jogo que explora a temática cyberpunk misturando-a a elementos fantásticos, como magos, elfos e anões. Eu diria que shadowrun é Forgotten Realms no futuro, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante!

    Eu não sabia que poderiam existir magos xamãs em Shadowrun. A maneira diferente como os xamãs e os magos herméticos aprendem (e provavelmente encaram) a magia deve render ótimas contendas dentro do jogo.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza Odin, Cada tradição acreditaque a sua é a mais pura e muitas vezes despreza a outra!

    ResponderExcluir
  6. Cyberpunk é um cenario de campanha, muito bom e abrangente, onde a linha que separa a humanidade da maquina, desapareceu ou se tornou fina demais pra ser vista. quanto ao Shadowrun (meu rpg favorito), ele é um crossover (uma mistura de cenarios e elementos), uma união perfeita do senhor do aneis com o neuromancer (no seguimento jrr tolkien prefiro o silmarilion). Uma mistura, que apesar de ser dificil e impensavel, funciona bem no cenario urbano de shadowrun. quanto aos magos, tenhos visto os livros em varias edições, e os magos não tem uma disputa aberta quanto suas tradições, pelo contrario, alguns até se respeitam. Oque acontece muito, é alguns casos de racismo contra outros metodos, não tão diferente do racismo que possuimos hoje em dia com pessoas que são diferentes do nosso meio.

    ResponderExcluir
  7. LAN, como o Odin falou, esse preconceito entre herméticos e Xamãs podem ser a motivação para uma grande aventura.

    ResponderExcluir
  8. Alguem tem um livro que contenha mais tradições?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Participe!