Projeto Tagmar 2 completa 6 anos!


A 6 anos a trás o mercado de RPG caminhava numa direção exótica na qual um RPG dava a impressão que iria se tornar o único RPG do mercado. No auge do sucesso do D&D 3.5 um grupo de fãs se reuniram para começar, de forma muito tímida, uma renovação do pioneiro RPG brasileiro... nascia no dia 9/9/2004 o Projeto Tagmar 2. A iniciativa era pequena, mas possuía uma grande ambição... Trazer de volta o Tagmar ao publico brasileiro.


Durante um ano de trabalho, a equipe cresceu, e cresceu muito! Não se sabe de onde vieram, mas fãs adormecidos surgiram dos 4 cantos do Brasil. Os trabalhos avançaram rapidamente, e em apenas 1 um ano produziu-se uma atualização massiva do sistema, onde dezenas de problemas foram atacados e resolvidos. O desafio não foi fácil, pois tinha como objetivo revisar e expandir, mas mantendo a identidade do sistema. Finalmente em 3/9/2005 foi lançado o Tagmar 2.0. 

O projeto começava a ganhar corpo, passou a enfrentar o seu segundo desafio... Poderíamos produzir coisas originais e com qualidade? Até então o projeto tinha se concentrado em revisar/atualizar o antigo material do Tagmar. Esta fase foi extremamente tumultuada, com muitos altos e baixos, com a saída e entrada de muitas pessoas. Um período de discórdia, onde ferrenhas discussões dominavam os integrantes... Não era fácil agradar todos ao mesmo tempo. 

Mas o projeto sobreviveu, e ganhou maturidade. O espírito democrático impulsionou o projeto e em 2006 finalmente foi lançado o primeiro grande livro totalmente original: O Livro dos Reinos. 

O projeto ganhou confiança, e de 2006 a 2007 a produtividade aumenta... Os livros passam a ter capas coloridas, é lançado o Tagmar 2.1, o Livro dos Arquétipos, Tagmar-Daemon, Crônicas de Tagmar, A Ilha dos Corvos, Livro de Criaturas, culminando em julho de 2007 com a criação de um fórum de discussão e o lançamento da versão 2.2

O ano de 2007 termina e no ano seguinte pela primeira vez Tagmar atrai novos jogadores. Uma nova leva de fãs começa a surgir, com novas idéias e muita disposição. O projeto atinge a sua maturidade e muitos lançamentos importantes são realizados entre 2007 e 2009... Traição e Magia (1º Romance para Tagmar), Livro das Ordens Sacerdotais (apoio a interpretação), Quadrinhos de Humor para Tagmar, Guia de Regras Resumido, Kit Mestre de Jogo, Nova Tabela de Críticos, Novos Mapas para Tagmar, Aventuras "A Vingança" e “O Torneio”, Livro dos Objetos Mágicos, Terras Selvagens (o 2ª grande livro de Ambientação). O ano de 2010 inicia e é lançado o Escudo do Mestre, o Livro de Regras Opcionais e recentemente o Tagmar 2.3.

“E agora?” Fizemos esta mesma pergunta a um ano atrás... “Para onde vamos?”

Com a maturidade atingida, o Projeto Tagmar prossegue o intuito de dar suporte aos novos jogadores de Tagmar, num paço um mais lento, mas muito mais consistente. Estão previstos lançamento de vários suplementos tais como:

- O Livro das Magias Perdidas
- Livro de Criaturas 2.3 (revisão e inclusão de dezenas de criaturas)
- Aventuras nas Terras Selvagens (suplemento)
- O Jogo de Maira (aventura pronta)
- Livro dos Deuses e Demônios (ambientação)
- O Império (antigo complemento de ambientação agora totalmente revisado e expandido)

Além destes lançamentos, o projeto Tagmar 2 agora embarca no mundo online, com diversas produtos de apoio que serão lançados em breve:
- Gerador de Ficha (gerar e armazenar as fichas online)
- Guia de Criaturas (todas estatísticas e descrições em banco de dados online)
- TagmarPedia (disponibilização do material em formato Wikipédia) 

Tudo isto que aconteceu nestes 6 anos só foi possível por que o Projeto Tagmar 2 é movido pela força do trabalho coletivo. Nós do Projeto Tagmar 2 gostaríamos então de convidar a todos a participarem. Toda colaboração é bem vinda. Há espaço para todos: criadores de regras; escritores de aventuras, contos, romances; desenhistas e ilustradores; todos aqueles que quiserem arregaçar as mangas. Visitem o site do Tagmar e conheçam esta iniciativa. Participem! A inscrição pode ser feita em www.tagmar2.com.br/ComoParticipar.aspx, é fácil e rápida. 

Gostaríamos de aproveitar para agradecer a todos os colaboradores e as inúmeras pessoas que nos tem apoiado, pois tudo isso que já foi produzido e que ainda vai ser produzido, só é possível pela incrível disposição dos colaboradores. É a força dos RPGistas brasileiros que move este projeto para frente! Saudações a todos! (por Marcelo Rodrigues - Coordenador do Projeto Tagmar 2 e parceiro do RPGames)

Um comentário:

  1. Senhores, joguei Tagmar a primeira vez em 1995! Não sabia que tinha mudado tanto!

    Parabéns Projeto Tagmar pelo trabalho!

    ResponderExcluir